O programa Mais Cultura representa o reconhecimento da cultura como necessidade básica, direito de todos os brasileiros, tanto quanto a alimentação, a saúde, a moradia, a educação e o voto.
Com a criação do Programa, o Governo Federal incorpora a cultura como vetor importante para o desenvolvimento do país, incluindo-a na agenda social – com status de política estratégica de estado para atuar na redução da pobreza e a desigualdade social.
Essa é, portanto, uma das mais importantes conquistas do Ministério da Cultura e de todos os brasileiros – um programa pautado na integração e inclusão de todos segmentos sociais, na valorização da diversidade e do diálogo com os múltiplos contextos da sociedade brasileira.
Na perspectiva de cooperação, articulação e integração, o Ministério da Cultura estabelece parceria com ministérios, bancos públicos, organismos internacionais e instituições da sociedade civil, alé, de assinar acordos com governos estaduais e municipais para a implementação das ações do Mais Cultura.
O Programa Mais Cultura se estrutura em três dimensões articuladas entre si: Cultura e Cidadania, Cultura e Cidades e Cultura e Economia. Todas as ações do Mais Cultura buscam a ampla participação da sociedade civil e dos poderes públicos.
A escola Municipal Maria José de Andrade Henriques no desejo de proporcionar aos alunos vivências
artísticas e culturais sem perder a essência do seu projeto pedagógico integra
através do PROGRAMA MAIS CULTURA NAS
ESCOLAS, experiências artísticas e culturais locais, promovendo a
afetividade, a criatividade e o fomento a leitura com ludicidade no processo de
ensino aprendizagem com exigências contemporâneas.
A cultura brasileira reúne diversas matrizes: capoeira, quadrilhas, Bumba Meu Boi, fandango, ciranda, samba e tantas outras mais. São manifestações que representam todas as regiões do país e que podem ser, desde cedo, incluídas e repercutidas em instituições de educação. O programa Mais Cultura nas Escolas é o tema do Cenas do Brasil desta semana, e, para comentar o assunto recebemos o secretário substituto de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula, e o coordenador do Ponto de Cultura Invenção Brasileira, localizado em Brasília, Chico Simões. Conheça! Acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário